Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Vozes e sentidos de adolescentes sobre a escola: apontamentos a partir da psicologia de Vigotski

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 12; Linguagem: Português

10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.11617

ISSN

2178-8359

Autores

Aline Guilherme de Melo, Ana Ignêz Belém Lima, Suzanne Rocha Bandeira,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste estudo, apresentamos os aspectos subjetivos na relação do adolescente com seus professores e com a escola, trazendo o conceito de sentido e significado na Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Realizou-se, a partir do diagnóstico qualitativo de uma pesquisa-ação vinculada ao Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES/UECE), a aplicação de questionários para os estudantes. Entre os principais resultados, evidenciou-se as relações de amizade e os conflitos com professores e colegas. Práticas de ensino e aprendizagem tiveram pouco destaque entre as respostas dos adolescentes. Concluímos que é preciso fortalecer os vínculos entre questões subjetivas e pedagógicas para que a escola atue na promoção de saúde, sendo a formação docente fundamental nesse cenário. Desenvolvimento emocional e subjetividade adolescente são apontados como temas relevantes para os processos formativos dos professores de Ensino Médio.

Referência(s)
Altmetric
PlumX