Tecnologias digitais na educação infantil pós-pandemia da COVID-19
2023; Editora Univates; Volume: 20; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv20n6-022
ISSN1983-0882
AutoresLuciane Bastos Dos Santos, Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA pandemia da COVID-19 teve impacto global, em todas modalidades de ensino e a educação infantil teve seu maior desafio, com o esvaziamento das escolas e no distanciamento social. Em resposta a esse cenário desafiador, as tecnologias digitais surgem como soluções para assegurar a continuidade das aulas, inicialmente de forma remota, e ganhando destaque ainda maior no pós-pandemia. O presente artigo destaca a importância do uso das novas tecnologias digitais na educação infantil, em especial a criação de ferramentas específicas, como o livro de história digital intitulado "O DIA EM QUE A ESCOLA FICOU VAZIA" e o jogo digital interativo sobre a pandemia da Covid-19. Ambos foram desenvolvidos e integrados como produtos educacionais durante um projeto de mestrado, desempenhando um papel essencial na facilitação do ensino das ciências e tecnologias para crianças. O cerne deste tema destaca a promoção contínua de cuidados e prevenções contra a Covid-19, utilizando as novas tecnologias digitais como suportes atrativos e recursos adequados para crianças na educação infantil. A criação do livro digital envolveu a utilização de plataformas de edição, como CapCut, Canva e Clipchamp, enquanto o jogo digital foi desenvolvido e personalizado na plataforma GameFroot. Entretanto, é necessário ressaltar que a integração e contextualização desses recursos são fundamentais para garantir o aprendizado por meio de uma abordagem lúdica e prazerosa para as crianças. As novas tecnologias digitais, nesse contexto, servem como veículos para estimular e desenvolver habilidades essenciais nas crianças, promovendo a inovação na prática docente. Em síntese, busca-se inspirar os docentes a inovar em suas práticas na educação infantil, utilizando as tecnologias digitais como alternativas educacionais eficazes, especialmente quando aplicadas com ludicidade e intencionalidade. Tanto a história digital quanto o jogo digital abordados aqui visam não apenas engajar as crianças por meio do brincar, mas também conferir significado ao processo ensino-aprendizagem.
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