Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Planejamento de atividades de campo

2023; Volume: 19; Linguagem: Português

10.20396/td.v19i00.8673730

ISSN

1980-4407

Autores

Ana Raquel Alves de Negreiros, Ricardo Farias do Amaral, Cláudia Patrícia Araújo e Silva,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

Introdução. As Geociências possuem grande importância no ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podendo corroborar na preservação dos espaços verdes remanescentes. Objetivo e Metodologia. A possibilidade de aplicar o conteúdo das Geociências nessa etapa de ensino pode ser aumentada a partir da identificação e correlação de conteúdos propostos na BNCC. Resultados. Partindo da análise dos espaços para atividades pedagógicas em campo e dos conteúdos regimentadas pela BNCC, a categoria “ciclo da água” foi escolhida como eixo central de ensino em de Parnamirim (RN), sendo identificadas 30 habilidades relacionadas à categoria. Constatou-se que 45% das escolas no município estão a até 1 km próximas de canais fluviais, com maior número localizado próximo ao Riacho Água Vermelha, escolhido para elaboração de exemplo de trilha interpretativa com ênfase em nova habilidades regimentadas pela BNCC, como exemplo de proposta de ensino em espaço para atividades pedagógicas. Conclusão. São necessárias, porém, adaptações nesses espaços para que sejam ainda mais adequados ao ensino e aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX