Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UM OLHAR PARA A LITERATURA NEGRA COM VIÉS DECOLONIAL: IMPLICAÇÕES PARA UM LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO NA PLATAFORMA SKOOB

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 28 Linguagem: Português

10.12957/pr.2023.74194

ISSN

2317-2215

Autores

Luane da Silva Gomes Almeida, Olira Saraiva Rodrigues,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo discute o papel da Literatura de cunho decolonial, com ênfase na Literatura produzida por mulheres negras, como pressuposto para formação de um letramento literário crítico na plataforma Skoob (2009), uma rede social de leitura virtual, aberta e gratuita, cuja prática objetivou: discutir o uso das tecnologias digitais como recurso para se pluralizar o uso da língua de forma consciente e ética; fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico como contributo para a decolonização do saber e da linguagem; e, por fim, argumentar a favor do letramento literário crítico na plataforma Skoob, como forma de elevar a Literatura negra. Metodologicamente, apoiamo-nos em uma pesquisa netnográfica, Kozinets (2014), analisada sob as premissas da abordagem qualitativa interpretativista, nos conceitos de estudos decoloniais, Guerrero Arias (2010), de multiletramentos, Grupo Nova Londres (2021), Rojo (2009) e de letramentos críticos. Inferimos que dada à multiplicidade de canais e suportes comunicativos, aliados à multiculturalidade, o uso de espaços, como a rede social de leitura Skoob (2009), contribui para fortalecer a pluralidade de discursos, favorecendo o engajamento para um letramento literário crítico. Ainda, constatou-se que a plataforma Skoob exibe potencial pedagógico para a prática dos multiletramentos ao “dar voz” ao leitor, que por meio de suas interlocuções e posicionamentos constroem os sentidos de suas experiências literárias, a partir do uso de múltiplas linguagens, contribuindo para ratificar o lugar da Literatura Negra, assim como sugerir agência nas escolhas literárias por meio de um espaço dialógico e discursivo crítico.

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