Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TEORIA DAS FILAS APLICADA EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA DO SUL DE MINAS

2023; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema; Volume: 1; Issue: 24 Linguagem: Português

10.57209/e-locucao.v1i24.564

ISSN

2238-1899

Autores

RAFAEL RANDER MESSALA COIMBRA, MATHEUS COSTA PEREIRA, PEDRO JOSÉ PAPANDRÉA,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As instituições financeiras enfrentam o desafio da demora no atendimento, o que leva a longas filas e insatisfação dos clientes. Mesmo com a "Lei dos 15 minutos" estabelecendo um limite de espera, em períodos sazonais, como o início do mês, o tempo de espera pode se estender ainda mais. Nesse contexto, este estudo se propôs a analisar e oferecer soluções para o problema das filas em um banco público no Sul de Minas Gerais, utilizando a teoria das filas. Os dados de tempo de espera foram coletados por meio de um sistema de senhas, e um modelo matemático M/M/s foi criado e validado com dados reais do sistema. O estudo aborda a situação atual do banco e apresenta propostas concretas para reduzir o tempo de espera nas filas de atendimento. As simulações das propostas revelaram uma impressionante melhoria de 50,68% em relação ao cenário atual, indicando um caminho promissor para enfrentar os desafios das filas em instituições financeiras.

Referência(s)
Altmetric
PlumX