Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

intelectual periférico em Paris

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: Especial Linguagem: Português

10.21680/1983-2435.2023v8nespecialid31892

ISSN

1983-2435

Autores

Júnior Vilarino,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

As relações entre trauma, melancolia e criação artística, na autoficção Une Mélancolie Arabe (2008), de Abdellah Taïa, são o pano de fundo da iniciação cinematográfica e literária do protagonista, Abdellah, marroquino domiciliado em Paris. O objetivo deste artigo é evidenciar que esse narrador-personagem, oriundo de um país periférico, ao vivenciar o luto de sua origem e da idealização cultural do país hospedeiro, problematiza uma questão relevante para a literatura comparada, debatendo, durante viagens de retorno a países árabes, a idealização da capital francesa como referência de formação intelectual. A hipótese aventada é que, ao vivenciar rituais iniciáticos, nos quais se imbricam trabalho artístico e interações sociais e eróticas, o narrador vê-se confrontado com a frustração imaginária encarnada pelo corpo e pela língua do outro, terminando por reinventar seu lugar como escritor francófono. O aporte teórico-metodológico constitui-se dos conceitos de melancolia, de Sigmund Freud; não-lugar da literatura, de Eneida Souza; différance, de Jacques Derrida; violência ética, de Judith Butler; e língua menor, de Deleuze e Guattari.

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