
Valle lacrimarum
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: Especial Linguagem: Português
10.21680/1983-2435.2023v8nespecialid31619
ISSN1983-2435
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO conto “Marido”, da escritora portuguesa Lídia Jorge, retrata uma situação cotidiana de violência associada ao vínculo matrimonial da protagonista Lúcia ao marido. Neste artigo, analisamos a representação da violência patriarcal no texto literário supracitado, articulando-a com aspectos formais da narrativa. Para essa abordagem, utilizamos os autores Heleieth Saffioti, Gerda Lerner, Michelle Perrot, Bryan Turner, dentre outros. A partir da leitura do conto, observamos que o discurso religioso cristão, entremeado ao longo da narrativa, evoca a ideia do casamento como algo indissolúvel e sacramentado. A necessidade de proteção sentida por Lúcia, imersa em um espaço confinado e (violento), é reforçada pela reiteração lexical. O jogo de palavras configura ainda marcações de silenciamento. O marido, por sua vez, é construído como figura de representação do poder patriarcal, onipresente desde o título do conto. A leitura do conto “Marido” possibilita enxergarmos alguns operadores patriarcais do silêncio e da submissão da mulher.
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