Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História, música e interdisciplinaridade

2023; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português

10.21166/rext.v10i20.3951

ISSN

2674-9319

Autores

Giovani Felipe, Edvanderson Ramalho dos Santos, Anna Julia De Oliveira Zarochinsk, Geovana Dantas Cândido Carvalho Medeiros, João Davi Coelho Teixeira, Luís Antônio Scarabelot Fiaban,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Este artigo discute a utilização das canções como ferramenta pedagógica no ensino interdisciplinar de História em diálogo com outras disciplinas do ensino fundamental visando minimizar o desinteresse escolar. A partir da análise do impacto de canções compostas no contexto do projeto de extensão “História Social Musical” em estudantes de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, observa-se que as canções na História podem ser utilizadas como um recurso didático eficaz para minimizar o desinteresse, promovendo a aprendizagem e a retenção de conteúdos históricos, além de incentivar a criatividade e a expressão dos alunos. Além disso, a canção é uma forma de valorizar a cultura local, como foi o caso da cidade de Torres-RS, destacando aspectos históricos, geográficos e culturais. A canção se apresenta como uma possibilidade de conectar o passado com o presente e de estimular a reflexão crítica sobre a realidade social, política e ambiental. O uso da canção também pode ser visto em diálogo com a teoria sociocultural de Vigotsky, que enfatiza a importância do contexto social e cultural na construção do conhecimento. A canção pode ser utilizada como um meio de ampliar as experiências culturais dos alunos e de desenvolver a capacidade de compreender e interpretar o mundo ao seu redor. Conclui-se que as canções são um recurso pedagógico valioso para minimizar o desinteresse escolar, podendo contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e criativos.

Referência(s)