Artigo Acesso aberto

JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESPORTE GENUÍNO E NÃO MERO ENTRETENIMENTO

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português

10.51891/rease.v9i11.12264

ISSN

2675-3375

Autores

Victor Hugo Gomes de Souza,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral analisar se os jogos eletrônicos podem ser considerados um esporte genuíno ou se são apenas uma forma de entretenimento. A motivação pelo tema deu-se em razão da popularidade crescente e o reconhecimento dos jogos eletrônicos como forma de entretenimento que acabou legitimando o reconhecimento dessa atividade como um esporte genuíno em outros países. A metodologia empregada nesse estudo compreendeu como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde o levantamento bibliográfico foi realizado em um recorte de tempo, indexada nos bancos de dados SciELO (Scientific Eletronic Library OnLine), PePSIC (Períodicos Eletrônicos em Psicologia) e Google Acadêmico com publicações no período de 2017 a 2023. Ao concluir este estudo chegou-se ao entendimento de que o reconhecimento dos jogos eletrônicos como esporte envolve uma análise profunda de diversos aspectos legais que vão desde a definição do esporte, a regulamentação das competições o reconhecimento dos jogadores como atletas e até mesmo a proteção dos seus direitos.

Referência(s)