Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Visual storytelling

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 37; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/biblos.v37i1.15257

ISSN

2236-7594

Autores

Ana Paula Santos Souza Teixeira, Nídia Maria Lienert Lubisco, Hélio Souza de Cristo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O artigo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na perspectiva da produção das mídias digitais para a Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa que tem por objetivo analisar as potencialidades de interação do visual Storytelling que permitem uma interpretação da criação metacognitiva por meio de fotografias, sons, cores e textos. Na perspectiva que essa mídia digital pode ser utilizada como um recurso de ensino e aprendizagem em uma disciplina introdutória do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFBA na modalidade presencial, parte-se da questão de como o uso do visual Storytelling pode potencializar o processo interativo do cursista. Conclui-se que o visual Storytelling pode ser utilizado como um recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem, com vistas a possibilitar a construção coletiva e compartilhamento do conhecimento de forma interativa, numa sociedade conectada a novas maneiras de sociabilidade e culturas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX