Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Uma proposta de ensino de figura de linguagem para surdos

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rp.v34i1.77906

ISSN

2238-8850

Autores

Thábio de Almeida Silva, Ana Carolina Oliveira Silva, Daniela Lucindo de Souza, Fabiana Moura de Lima, Maria Rita Cardoso da Silva, Patrícia Sousa da Silva,

Tópico(s)

Subtitles and Audiovisual Media

Resumo

Este estudo teve como propósito tornar um ambiente favorável para o aluno surdos, com o desenvolvimento de aulas adequadas, proporcionado um aprendizado teórico e prático a partir de um material visual adequado. De forma mais específica, nesse estudo, desenvolvemos quinze vídeos-teatro para expressar algumas metáforas da Língua Portuguesa comuns do nosso cotidiano. Para tanto, ressaltamos que o aluno surdo reconhece o mundo por meio de suas experiências visuais, portanto sua forma de compreender e apreender os conteúdos acadêmicos parte, predominantemente, do seu campo visual. Desta forma, desenvolvemos essa proposta em formato de vídeo-teatro, com o intuito de levar ao aluno surdo conhecimento acerca do uso da figura de linguagem, metáfora da LínguaPortuguesa, onde apresentamos duas versões em relação ao contexto da frase, uma no seu sentido literal e outra no sentido metafórico. Nossas reflexões apontam que assim como os ouvintes, o surdo consegue compreender e usar as figuras de linguagem no seu cotidiano, mas, para que isso aconteça, ele deve ter conhecimento semânticoda língua portuguesa, além da metodologia de ensino visual favorecer as técnicas e estratégias e contribuir para o entendimento pelos surdos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX