Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dança e inclusão na educação básica vertentes na teoria das Inteligências múltiplas

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 34; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rp.v34i1.77905

ISSN

2238-8850

Autores

Gisele Bizerra da Cunha, Marcus Vinícius Alves Galvão, Welma Alegna Terra,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente trabalho propõe um diálogo entre a dança e a inclusão, com base na teoria das inteligências múltiplas. Tem a finalidade de verificar como a dança possibilita a inclusão dos alunos com deficiência intelectual no contexto da educação básica. A pesquisa é qualitativa, do tipo descritivo, os dados foram coletados em duas Escolas Municipais de Ensino Integral no Município de Aparecida de Goiânia, a partir da observação das aulas de dança e entrevistas realizadas com os alunos e seus responsáveis. Considerando os dados coletados e analisados, nesta pesquisa, concluímos que a prática da dança inclusiva na escola pode proporcionar aos alunos com deficiência intelectual contribuições significativas no desenvolvimento afetivo e social, motor e cognitivo, permitindo que alunos com esse tipo de deficiência se sintam mais incluídos no ambiente escolar e na sociedade.

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