
Experiências de indígenas do Programa de Educação Tutorial - Ações em Saúde
2023; Issue: 16 Linguagem: Português
10.30712/guara.v1i16.40938
ISSN2446-9491
AutoresWillian Fernandes Luna, Ivanildo da Silva Ferreira, Pedro Manuel Da Silva Santos, Raniel Martinha de Souza, Joelson Antonio De Jesus, Claudiana Brazão Lopes, Pedro Lolli,
Tópico(s)Indigenous Health and Education
ResumoEste relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas, no período da pandemia de COVID-19, por jovens indígenas universitários no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de São Carlos. O PET - Conexões de Saberes – Indígena – Ações em Saúde foi criado em 2010, composto exclusivamente por universitários indígenas e desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão. Para construção do manuscrito, foram resgatados os materiais produzidos pelo grupo durante os anos de 2020 a 2022, tendo sido escrito por cinco universitários indígenas e dois docentes. Cinco principais atividades foram desenvolvidas: Comunicação Social e Saúde dos Povos Indígenas; PodCast sobre vivências e experiências dos Povos Indígenas no Brasil; Encontros de Saberes Indígenas; Vídeos sobre singularidades indígenas; Rodas de Conversa sobre Saúde dos Povos Indígenas. Dois aspectos valem ser ressaltados: a volta de petianos para suas comunidades de origem criou um canal de comunicação direto com os lugares; a necessidade de atuação virtual possibilitou a participação de pessoas de todo o país. As atividades tiveram protagonismo indígena e deram visibilidade às questões da saúde indígena na universidade, bem como responderam às necessidades das comunidades, evidenciando-se como estratégias de resiliência e respondendo de forma criativa e assertiva aos desafios da pandemia de COVID-19.
Referência(s)