Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atrizes e personagens mulheres no cinema da América Latina (1930-1940)

2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 46 Linguagem: Português

10.11606/issn.1676-6288.prolam.2023.211274

ISSN

1676-6288

Autores

Ana Daniela De Souza Gillone,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir e analisar os aspectos estéticos, políticos e sociais das representações de mulheres no cinema latino-americano produzido nas décadas de 1930 e 1940. As caracterizações das personagens femininas são analisadas nos filmes Limite (Mário Peixoto, Brasil, 1931), Enamorada (Emilio Fernández, México, 1948) e Mujeres que trabajan (Manuel Romero, Argentina, 1938). A proposta é caracterizar a mulher que se manifesta nos temas do trabalho, gênero, política e sociedade passando pelas revoluções e momentos políticos dos países latino-americanos, para além da perspectiva crítica às suas condições simbólicas, frisando uma leitura de resistência que pense a questão do ponto de vista do feminismo, das epistemologias latino-americanas e da teoria fílmica. Essa análise se estende às mulheres soldaderas da Revolução Mexicana, à mulher em sua condição de trabalhadora que consegue emancipação pelo trabalho e consumo no cinema argentino, às mulheres trabalhadoras, prostituta, costureira e dona de casa, em condições menos formais no cinema brasileiro. As relações entre representações do feminino e a política dessas cinematografias são vistas para além das estratégias, estéticas e narrativas, desenvolvidas pelos realizadores para a elaboração de seus conteúdos. Interessa encontrar nos liames as relações da atriz com seu personagem, que contemple a gestualidade que possa vir a romper com padrões definidos para constituir um discurso que escape de normativas impostas a elas historicamente.

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