
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E MÚSICA
2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2447-5246.2022.v27.36886
ISSN2447-5246
AutoresBianca Alves Pereira, Sabrina Alves Pereira, Patrícia Rosana Linardi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem como objetivo discutir sobre conexões entre Matemática e Música a partir de produções científicas, como uma rede de possibilidades para o Ensino Fundamental e Médio. Apoiou-se na teoria de Rede de Significados de Machado (2011) e caracterizada como uma pesquisa do tipo Estado da Arte compreendeu três etapas metodológicas: A Etapa 1 consistiu no levantamento de literatura acerca da relação entre Matemática e Música. Na Etapa 2 foi realizada a exploração desse material e foram definidas características gerais e enfoques e perspectivas dessas produções. A Etapa 3 consistiu na análise desses dados, e sistematização por meio de uma rede de significados das relações entre Matemática e Música. Espera-se contribuir para apresentar potencialidades e limitações e características centrais das pesquisas que tratam dessa temática, para a identificação de aportes teóricos e práticos para os campos de pesquisa e ensino.
Referência(s)