Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise da influência de fatores comportamentais e do time sobre o consumo de torcedores de clubes de futebol no Brasil

2023; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/podium.v12i3.23171

ISSN

2316-932X

Autores

Pablo Rogers, André Francisco Alcântara Fagundes, Elena Murciano Marqués,

Tópico(s)

Sport and Mega-Event Impacts

Resumo

Objetivo do estudo: Indicar como a imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico e algumas características do torcedor e do time, podem influenciar o comportamento de consumo do torcedor de times de futebol.Metodologia/Abordagem: Adotou-se a Modelagem de Equações Estruturais para testar o modelo proposto, empregando-se o método PLS-SEM, com intuito de maximizar a explicação da variância da variável endógena de interesse. Obteve-se 330 respostas de um questionário estruturado aplicado com torcedores brasileiros.Originalidade/Relevância: Adotou-se uma proposta inovadora para a construção do construto formativo “Torcedor-consumidor”, a partir de seis artefatos do próprio questionário. Também se indica que é o primeiro trabalho que, a partir de resultados anteriores, adota imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico, características do torcedor e característica do time para analisar o comportamento de consumo do torcedor.Principais resultados: Os resultados indicaram uma significativa influência positiva do comportamento psicológico, lealdade comportamental, imagem do time, prática de futebol, renda, sucesso do time e origens do relacionamento com o time do coração sobre o comportamento de consumo dos torcedores de times de futebol brasileiros.Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do estudo refere-se a união inédita de diferentes construtos, acrescidos de variáveis sociodemográficas e comportamentais, para analisar o torcedor considerando seu potencial de consumo, preenchendo uma relevante lacuna da teoria. Destaca-se ainda que o estudo foca na análise do torcedor enquanto consumidor, algo ainda pouco explorado na literatura.Contribuições para a gestão: A pesquisa indica caminhos para os gestores aumentarem o potencial de consumo dos torcedores dos times. Especificamente, aponta-se a relevância de se estabelecer um comprometimento psicológico do torcedor com o time.

Referência(s)