Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A psicosfera do agronegócio: a educação geográfica como possibilidade para o esclarecimento e reflexão

2023; Volume: 5; Linguagem: Português

10.5216/signos.v5.77415

ISSN

2675-1526

Autores

Tiago Wilian Rocha Dalmora,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

No atual período globalizado, distintos agentes organizam os territórios para atenderem suas necessidades e, nesse processo, na busca pela formulação de imaginários sociais favoráveis a seus interesses, tais agentes econômicos auxiliam a consolidação de verdadeiras Tecnosferas e Psicosferas. Dentre as regiões especializadas estão regiões em diferentes setores do agronegócio sempre amparadas e ancoradas por uma base material (técnica) e uma base imaterial (das ações), tais âncoras surgem do trabalho realizado por esses agentes que condicionam o ordenamento territorial desses subespaços, sendo uma questão da Geografia questionar e investigar a produção de tais “imaginações geográficas”. Tomando como partida isso, o presente ensaio procura realizar, como objetivo, reflexões acerca de como a educação geográfica, enquanto uma formação cidadã, pode servir como meio de esclarecimento e reflexão acerca da constituição de psicosferas em torno do Agronegócio. Para realizar esse esforço, metodologicamente, o ensaio parte de revisões bibliográficas, obtendo como resultado, primeiro, a discussão de conceitos de Psicosfera e Tecnosfera, segundo, a realização de análise de estudos já feitos sobre como se dá a consolidação de psicosferas do agronegócio em regiões especializadas, e por fim a realização de algumas análises e ponderações acerca de como a educação geográfica pode ser um caminho possível para elucidação de tais temáticas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX