Artigo Acesso aberto

TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE USO COM FINALIDADE EDUCATIVA EM SÃO MIGUEL DO TAPUIO

2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n12-073

ISSN

2764-7757

Autores

Francisco Wilson Soares Cruz, Ricardo Ângelo Pereira de Lima,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O trabalho traz em evidência questões essenciais no âmbito da educação, uma vez que aborda diretamente aspectos defendidos nas leis e propostas escolares de inúmeros estabelecimentos de ensino, como por exemplo, a utilização de novas práticas educativas em ambiente escolar ou fora dele, a dinamização das aulas e uma temática importante que tem norteado há alguns anos o discurso de muitos pesquisadores, que é a desejada integração entre escola e comunidade. Neste sentido, debruçou-se na análise de conceitos como território, ambientes formais, informais e não formais de aprendizagem, numa perspectiva em que utilizou-se espaços existentes na comunidade para aprofundamento de conteúdos que possibilitassem o conhecimento desta e que, num outro prisma, contribuísse diretamente para consolidação de novos saberes, a partir da imersão coletiva em ambientes não formais de aprendizagem, onde foram abordados temas como estrutura das paisagens, patrimônio geológico, geoconservação, sustentabilidade e outros. Temas atuais e importantes para a serem discutidos em espaços formais ou não formais de aprendizagem. Ademais, analisou-se ainda o papel do território na apreensão destes e de outros conhecimentos de grande relevância para a formação integral dos educandos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX