TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE USO COM FINALIDADE EDUCATIVA EM SÃO MIGUEL DO TAPUIO
2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n12-073
ISSN2764-7757
AutoresFrancisco Wilson Soares Cruz, Ricardo Ângelo Pereira de Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO trabalho traz em evidência questões essenciais no âmbito da educação, uma vez que aborda diretamente aspectos defendidos nas leis e propostas escolares de inúmeros estabelecimentos de ensino, como por exemplo, a utilização de novas práticas educativas em ambiente escolar ou fora dele, a dinamização das aulas e uma temática importante que tem norteado há alguns anos o discurso de muitos pesquisadores, que é a desejada integração entre escola e comunidade. Neste sentido, debruçou-se na análise de conceitos como território, ambientes formais, informais e não formais de aprendizagem, numa perspectiva em que utilizou-se espaços existentes na comunidade para aprofundamento de conteúdos que possibilitassem o conhecimento desta e que, num outro prisma, contribuísse diretamente para consolidação de novos saberes, a partir da imersão coletiva em ambientes não formais de aprendizagem, onde foram abordados temas como estrutura das paisagens, patrimônio geológico, geoconservação, sustentabilidade e outros. Temas atuais e importantes para a serem discutidos em espaços formais ou não formais de aprendizagem. Ademais, analisou-se ainda o papel do território na apreensão destes e de outros conhecimentos de grande relevância para a formação integral dos educandos.
Referência(s)