
ENSINO DE BIOGEOGRAFIA E LITERATURA INFANTOJUVENIL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM O GÊNERO LÍRICO E IMAGENS
2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n12-100
ISSN2764-7757
AutoresRosália Caldas Sanábio De Oliveira, Fabiana da Conceição Pereira Tiago, Érico Anderson de Oliveira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsta exposição externa o diálogo entre o gênero literário lírico e imagens da natureza, estampadas em dois livros infantojuvenis (Passarinhos do Brasil – poemas que voam e Árvores do Brasil – cada poema no seu galho – de Lalau e Laurabeatriz). As obras foram estudadas, interdisciplinarmente, nas disciplinas de Geografia e Biologia, refletindo e aprendendo a respeito do conteúdo comum – Biomas Brasileiros e Biodiversidade. Colocado em prática em quatro (4) turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do CEFET – MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais). Assim, o cerne dessa intenção didática foi analisar o aporte da literatura infantojuvenil em sala de aula para uma aprendizagem significativa, nesse caso, unindo o gênero literário – poesia - com imagens, em dois belos textos lírico-visuais. Verificamos que os livros aplicados asseguraram uma leitura inspiradora, servindo de conexão entre a literatura e o aprofundamento arrazoado do tópico priorizado nesta proposta. Baseando-se no conceito de apropriação da leitura e da escrita pelo sujeito – letramento – como prática social, expandindo conhecimentos e competências dos discentes, em Magda Soares, Bakhtin e Vygotsky, particularmente.
Referência(s)