Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A educação como necessária aos direitos humanos

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n12-042

ISSN

1696-8352

Autores

Antoniele Silvana de Melo Souza, Diana Cris Moura Ximenes,

Tópico(s)

Comparative constitutional jurisprudence studies

Resumo

O estudo em tele busca analisar o atual contexto social da “pós-verdade” e da banalização do termo “Direitos Humanos”, em que possui a finalidade de expor uma abordagem realizada por meio de um estudo teórico-bibliográfico, no qual apoiará a ideia sobre a necessidade de se voltar para uma educação subsidiada aos Direitos Humanos como relevante princípio para desenvolvimento social. Logo, os Direitos Humanos tiveram uma das suas maiores expressões internacional em 1948 quando foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), na qual se buscou efetivar, em alguns países, que o ser humano teria garantias que fornecessem a dignidade humana, independente de raça, cor, sexo, língua, religião, ponto de vista político ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Portanto, é necessário que insiram a educação em direitos humanos no cotidiano dos povos, pois é perceptível que a educação é fundamental para auxiliar na efetivação dos direitos humanos. Porém vale ressaltar que deve ser desenvolvida a partir dos contextos específicos (não há padronização), em ambientes formais e não-formais e em sociedades e nações comprometidas a aplicar os conhecimentos.

Referência(s)