
Literatura e Ciências: Construindo conexões para o desenvolvimento da alfabetização científica
2023; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/etr.v6n2.16199
ISSN2594-3901
AutoresSalete da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Shalimar Calegari Zanatta,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoConsiderando as questões ainda emergentes, envolvendo as dificuldades para a formação de leitores, bem como, para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos alunos, esta pesquisa tem como objeto de investigação o Acervo 2013, do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), direcionado aos alunos do Ensino Médio, tendo como objetivo geral averiguar a potencialidade destes livros para o trabalho articulado entre Literatura e Ciências, na perspectiva da AC. Este trabalho é de natureza qualitativa, com finalidade exploratória, fazendo uso da revisão bibliográfica e da pesquisa documental. Para a análise dos dados, utilizamos o método indutivo e como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD), fundamentada em Moraes e Galiazzi (2005). Como resultado, a Abordagem CTS se constituiu como um pilar que inter-relacionou oito obras literárias, que foram identificadas como elementos catalisadores das áreas de Literatura e Ciências.
Referência(s)