A experiência do uso da música no ensino de geografia e dos temas transversais no colégio estadual Dom Climério de Almeida Andrade – Cedoca em Vitória da Conquista–BA/Brasil
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/cuadv15n12-023
ISSN1989-4155
AutoresFernanda Viana de Alcântara, Iguaraci Santos Da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO processo ensino-aprendizagem torna-se cada dia mais desafiador para os educadores que precisam adotar metodologias interessantes, capazes de estimular os discentes, e de fato proporcionar uma aprendizagem eficaz. Neste contexto o educador de Geografia se depara como a problemática de encontrar meios para discutir as questões que reverberam no Brasil e no mundo, frente aos desafios impostos por uma sociedade em transformação e com um processo de avanço tecnológico acelerado. Nesta direção buscou-se sistematizar e analisar as atividades lúdicas desenvolvidas no Colégio Estadual Dom Climério de Almeida Andrade, com o objetivo de averiguar a importância do uso da música nas aulas de Geografia, em especial na abordagem das temáticas, sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) que compreendem seis áreas: Ética; Orientação Sexual; Meio Ambiente; Saúde; Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo, os referidos temas permeiam o cotidiano dos discentes e a música apresenta-se como recurso de aproximação do conhecimento com a realidade. Para tanto a metodologia baseou-se no levantamento bibliográfico, no planejamento e acompanhamento das atividades implementadas com a utilização da música nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Médio e da análise dos resultados no processo ensino-aprendizagem, e assim foi possível constatar que ocorreu maior interesse e melhor rendimento dos estudantes, o que permite afirmar que música é uma ferramenta de trabalho pedagógico que torna as aulas de Geografia atrativas, propiciando maior interatividade dos educandos nas temáticas trabalhadas em sala de aula.
Referência(s)