
Adoção do BIM em Conforto Ambiental I
2023; Volume: 5; Linguagem: Português
10.46421/enebim.v5i00.3362
ISSN2763-6771
AutoresManoela de Siqueira Leiro, Paulo Victor Matos Leite de Ávila, Renata de Almeida Ribeiro, Thais Schettini Gonzalez Borges, Manuella Araújo de Souza, Maria Paula Dunel, Érica de Sousa Checcucci,
Tópico(s)BIM and Construction Integration
ResumoO presente trabalho apresenta o relato da intervenção na disciplina ARQ025 – Conforto Ambiental I, obrigatória no curso diurno de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, realizada em duas turmas, com a participação de 56 estudantes, no primeiro semestre de 2023. A ação está relacionada ao projeto Célula BIM na UFBA, que integra a Rede de Células BIM da ANTAC, e seu planejamento foi publicado no ENEBIM 2022 por Borges et al. (2022). É importante salientar que, após análise de interface da matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo com BIM (CHECCUCCI, 2014; MÉTODO, 2021), a disciplina ARQ025 – Conforto Ambiental I, foi identificada com potencial de aplicação BIM (TELES et al., 2022). Com carga horária de 34 horas, distribuídas em 16 aulas, com uma hora e cinquenta minutos semanais cada, a disciplina tem como objetivo discutir conceitos e capacitar os estudantes no uso de ferramentas relacionadas ao conforto térmico na Arquitetura, e possui a seguinte ementa: “Conforto Térmico na Arquitetura: condicionantes fisiológicas do conforto térmico; fatores climáticos globais e locais; elementos climáticos; diagrama bioclimático; clima de Salvador. Geometria Solar: percurso aparente do sol; orientação das edificações; incidência da fachada; sombra projetada.”. A geometria solar é um conhecimento fundamental para o arquiteto e um dos conteúdos mais relevantes da disciplina. A carta (ou diagrama) solar é uma ferramenta de auxílio ao projeto que permite identificar as coordenadas solares, verificar o período de incidência solar em fachadas, assim como fazer estudos de sombras projetadas pelas edificações. Como se sabe, a carta solar é a representação bidimensional das trajetórias solares na abóbada celeste ao longo de todo o ano (solstícios de Verão/Inverno e equinócios Outono/Primavera) para uma determinada Latitude. A carta solar pode ser usada para a determinação do sombreamento que um edifício faz no seu entorno. O objetivo principal da adoção do BIM nessa disciplina foi introduzir a simulação computacional, com o uso do software Revit, para que os estudantes pudessem visualizar tridimensionalmente as trajetórias solares e as sombras projetadas pelos edifícios. O conteúdo da disciplina foi trabalhado por meio de aulas teóricas, exercícios individuais, e dois trabalhos em equipes. A intervenção da Célula BIM da UFBA foi implementada no último trabalho em equipe e se deu a partir de um projeto de habitação de interesse social situado na cidade de Salvador (latitude 13° Sul). Cada equipe de estudantes desenvolveu estudos e análises de conforto ambiental térmico de um dos edifícios pertencentes ao conjunto habitacional (com dez edifícios no total). O trabalho foi desenvolvido em três etapas, explicadas em edital: (1) Identificação de orientação de fachadas em Azimute e leitura de período de incidência solar em cada fachada; (2) Estudo das sombras projetadas pelas edificações nos dias característicos de solstício de verão, inverno e equinócios às 09:00, 12:00 e 15:00hs; (3) Análise crítica da implantação do projeto. Para a implementação da experiência didática foram utilizadas três aulas da disciplina, com uma carga horária total de aproximadamente 6h. Inicialmente foi ministrada uma aula teórica sobre BIM e suas interfaces com o Conforto Ambiental. Nessa aula foram apresentados e discutidos conceitos, algumas ferramentas e aplicações do BIM na Arquitetura e no Conforto Ambiental. A segunda aula, preparatória para a experiência, só aconteceu após a aula teórica tradicional sobre sombras projetadas. Primeiro os estudantes aprenderam a fundamentação teórica dos estudos de sombras e fizeram exercícios individuais utilizando material de desenho técnico tradicional (régua, par de esquadros, transferidor de ângulos e compasso). Na segunda aula, a docente ministrou aula especifica sobre como fazer os estudos de sombras utilizando o software Revit e disponibilizou material didático elaborado para a disciplina contendo um passo a passo para a realização dos estudos de sombras solicitados no edital de trabalho (outro trabalho dos mesmos autores detalha e disponibiliza o material didático desenvolvido). A terceira aula destinada à intervenção foi uma aula prática realizada em um dos laboratórios de informática da Faculdade de Arquitetura da UFBA, dotado de computadores com o software Revit devidamente instalado. Com o auxílio do material didático disponibilizado na aula anterior, e com um arquivo padrão criado no Revit disponibilizado no ambiente virtual da disciplina (Moodle), as equipes desenvolveram o item especifico do edital de trabalho relativo aos estudos de sombras projetadas pelas edificações. A aula teve duração de 1 hora e 50 minutos. Os trabalhos foram apresentados pelas equipes nas aulas subsequentes e os resultados foram bastante positivos, mostrando ser válida a inserção do BIM na disciplina, ainda que de maneira pontual e introdutória. A experiência permitiu o desenvolvimento de competências individuais básicas (SUCCAR, SHER, WILLIANS, 2013) e operacionais de modelagem e simulação (BIM EXCELLENCE, 2021) para o trabalho com BIM. Além disso, o feedback discente mostrou que o tempo de duração proposto para cada atividade foi considerado adequado. Espera-se que essa experiência possa agregar e contribuir com o avanço do ensino de BIM nos cursos de graduação em Arquitetura, e que possa inspirar outros experimentos.
Referência(s)