
Capacitação BIM
2023; Volume: 5; Linguagem: Português
10.46421/enebim.v5i00.3409
ISSN2763-6771
AutoresMorgana Dias Mesquita, Victor Mateus Schulz, Angélica Paiva Ponzio,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEm 2019 o Governo Federal publicou o Decreto nº 9.983 (BRASIL, 2019), que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling (BIM) no Brasil. Considerando as medidas tomadas pelo Governo Federal, em 2022 a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) propôs a Rede de Células BIM, projeto que auxilia o processo de implementação e ensino de tecnologias digitais nos cursos técnicos e de graduação nas áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC). A Rede de Células BIM abrange professores e pesquisadores de cursos técnicos e de graduação de universidades, públicas e privadas, e institutos federais, visando a elaboração do Plano de Implantação BIM (PIB) curricular. Com isso, em 2022 foi criada a Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS), composta por professores do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo e por alunos dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) e em Design (PGDesign). Foram realizados dois diagnósticos para a etapa de Revisão Detalhada e Análise da Prática Atual, onde todas as instituições participantes realizaram o Diagnóstico de Maturidade BIM Curricular (RUSCHEL, 2022). O segundo diagnóstico proposto foi para a identificação das disciplinas do atual currículo que apresentam potencial de incorporação do BIM. Após a identificação das disciplinas, iniciou-se o planejamento para impulsionar a adesão do BIM em um currículo pré-existente, resultando na Estratégia Célula BIM FA-UFRGS. Para tal, foram pensadas intervenções em duas escalas: o projeto macro, relacionado a uma pesquisa de doutorado em andamento; e o projeto micro, que está vinculado a distintas pesquisas de mestrado em andamento. O presente trabalho está relacionado ao projeto micro, referindo-se a um curso de capacitação BIM, tendo como foco Arquitetura de Interiores e o processo de projeto desenvolvido dentro de um software BIM. O interesse por este tema partiu da busca de pesquisas cujo assunto central fosse a utilização da tecnologia BIM no projeto de Arquitetura de Interiores. A partir disso, constatou-se que a aplicação BIM em projetos dessa área ainda é limitada quando comparada a outros campos de Arquitetura, Engenharia e Construção (HAMID et al, 2017). A formalização do processo de projetar Interiores ainda é recente, no entanto, é possível encontrar materiais sobre a utilização de programas como Sketchup juntamente com tecnologias CAD (Computer Aieded Design). O uso de ambos os softwares acontece de forma paralela (SCHULZ, PONZIO, 2022), entretanto, trata-se da utilização de softwares distintos, fragmentando o processo e aumentando o risco de divergências (DELATORRE, 2014). A utilização da tecnologia BIM em projetos de Interiores requer um estudo para adaptação do processo de trabalho, estabelecer critérios necessários e descobrir os benefícios e restrições do BIM nesta área (VILLASCHI, 2019). Segundo Hamid e Embi (2016), atualmente não há ferramentas BIM específicas para a Arquitetura de Interiores, mas ainda assim, o seu uso traz benefícios, pois além da representação tridimensional, o modelo BIM possui informações das propriedades de cada parte que o compõe. Visando o desenvolvimento na área de Arquitetura de Interiores, a estrutura proposta para o curso será composta por módulos teórico-práticos, aumentando gradualmente a complexidade a cada etapa, englobando as fases de Arquitetura, Estrutura, Interiores e Instalações (MEP – Mechanical, electrical and plumbing). O curso de capacitação será ofertado por meio de ações de extensão, para alunos de graduação que queiram desenvolver e ampliar suas habilidades dentro de uma plataforma BIM. O software escolhido para o curso de capacitação é Autodesk Revit, pois oferece diferentes formas de construção de sólidos, o que possibilita modelar diversas geometrias, proporcionando autonomia para o desenvolvimento do processo de projeto. Além disso, o software BIM da Autodesk permite escolher categorias e parâmetros para o modelo, assim como definir as informações presentes já na concepção desse. Em relação às competências BIM (SUCCAR, 2019) espera-se que sejam desenvolvidas pelos alunos do curso de capacitação os seguintes itens do Conjunto Operacional: Modelagem geral; planejamento e projeto; simulações e quantificações; vínculos e extensões; e modelagem personalizada. No que diz respeito às competências do Conjunto Técnico, os itens a serem desenvolvidos são: Tecnologia da informação geral; modelagem; documentação; e gerenciamento de modelo. Para o desenvolvimento do curso, serão utilizados uma apostila com todo o material didático necessário e um modelo de referência, previamente elaborados pela equipe organizadora do curso. O modelo de referência se trata de um arquivo existente que os alunos irão reproduzir durante o curso, o modelo de referência será o produto que os alunos deverão obter com suas modelagens. O curso será organizado em quatro módulos, a carga horária prevista será de 15 horas de aula para cada módulo, totalizando 60 horas ao final do curso. O Módulo 1A, refere-se à modelagem básica, entre seus conteúdos estão: Conceituação; interface; template; eixos e níveis; georreferenciamento e terreno; paredes, pisos e forros; esquadrias; paredes cortinas; ambientes; modelos de vista; tabelas; e documentação. O Módulo 2A, associado a modelagem de famílias, abrange os seguintes conteúdos: Conceituação de famílias; tipos de parâmetros; famílias do sistema; famílias carregáveis; modelagem no local; anotação; revestimentos e materiais; e tabelas. O Módulo 3A iniciará introduzindo a utilização de vínculos, visando a compatibilização entre modelos. Outros assuntos que serão tratados durante este módulo são: modelagem de famílias; retrofit (utilização de fases); opções de projeto; modelos de vista aplicados a Interiores; montagem e diagramas; perspectiva paralela; perspectiva explodida; ferramentas de detalhes; iluminação; tabelas; e documentação. O Módulo 4A abordará temáticas sobre IFC (Industry Foundation Classes) e boas práticas. Entre os conteúdos deste módulo estão: aplicação de MEP; conceituação IFC; versões x MDV (Model View Definitions); mapeamento; exportação; verificação do modelo; boas práticas; e modelo federado. Por fim, cabe destacar que este curso de capacitação por estar vinculado a uma pesquisa de mestrado orientada pela metodologia Design Science Research (DRESCH, LACERDA, ANTUNES JÚNIOR, 2015), resultará em quatro artefatos: workshop e template, que estão associados à instanciação; material didático, referente ao método; e modelo de referência, que se trata do modelo.
Referência(s)