Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DE ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM RESGATE HISTÓRICO-DOCUMENTAL (1837-2002)

2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 27; Linguagem: Português

10.1590/2236-3459/128647

ISSN

2236-3459

Autores

Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, Rosane Moreira Silva de Meirelles,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo A Zoologia é a área da Biologia que estuda os animais em seus diferentes contextos. No presente artigo, o objetivo é promover um resgate histórico do Ensino de Zoologia no Brasil com o recorte temporal do ano de 1837 pelo documento de criação do colégio imperial de Pedro II, onde a Zoologia se apresentou pela primeira vez nos documentos formais, até os Parâmetros Curriculares Nacionais do ano de 2002. Os dados demonstraram dois momentos do Ensino de Zoologia no Brasil: de 1838 a 1982 com a base zoológica estritamente no contexto animal e no saber científico e; a partir de 1982, com a inserção da formação cidadã no conteúdo zoológico e âmbito social, denotando que o processo identitário também se tornou foco do Ensino de Zoologia. Considerando-se tal resgate histórico, conclui-se que o primeiro momento está alinhado a um contexto de Zoologia modernista, e que o segundo momento, quando o processo identitário também se tornou foco, há o advento de Zoologia Pós-Moderna para o Ensino brasileiro.

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