Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A utilização de podcasts como instrumento pedagógico de divulgação científica da Astrobiologia na educação básica

2023; Linguagem: Português

10.46667/renbio.v16i2.650

ISSN

2763-8898

Autores

Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho discorre a respeito dos podcasts que foram produzidos e utilizados como instrumento metodológico para a divulgação científica, dado que, com a difusão da Internet, surge a necessidade de novas e mais avançadas estratégias pedagógicas. Com isso, as obras foram aplicadas nas turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio do turno vespertino. Com este projeto, objetiva-se trazer para o ambiente escolar, discussões acerca das temáticas que envolvem a Astrobiologia, além de abordar as possibilidades desta ferramenta de áudio como um instrumento didático-pedagógico potencializador das aprendizagens, aproximando a Ciência da realidade dos estudantes em suas atividades diárias. Como consequência, obteve-se cinco podcasts que foram compartilhados no ambiente virtual de aprendizagem com os estudantes participantes.

Referência(s)