
Igualdade da mulher na escola: cinema e histórias em quadrinhos como recurso didático
2023; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14210/vd.v22n2.p16-25
ISSN2237-4531
AutoresBruna José Fontoura, Rafael José Bona,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo sugerir uma proposta pedagógica que evidencie a importância da igualdade da mulher nas escolas. Para isso, foi escolhida a história da Mulher-Maravilha, uma das primeiras super-heroínas e personagem associada em vários momentos com causas feministas. Como ferramentas para essa proposta, são utilizados: a revista em quadrinho Menina-Maravilha (2019), uma paródia dos estúdios Mauricio de Sousa, e o filme Mulher-Maravilha (2017, Patty Jenkins). A pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Como aspiração para essa pesquisa, desejamos promover e ampliar discussões que possam contribuir e proporcionar diálogos sobre o papel da mulher na sociedade nas aulas do ensino fundamental.
Referência(s)