Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Imagem e violência na teledramaturgia brasileira intertextualidade e dialogismo na minissérie Capitu

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/oelv21n12-069

ISSN

1696-8352

Autores

Kellyanne Melgaço Papalardo Chagas Da Silva, Fernando Oliveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A relação entre imagem e violência vem sendo amplamente estudado como fenômeno da comunicação e da cultura, na sociedade brasileira. Analisamos o texto cultural da teledramaturgia, através da minissérie Capitu (2008), da Rede Globo de Televisão, por retratar a violência simbólica sobre a mulher, com rebatimentos nas relações interpessoais e na afetividade, sobretudo quando alimentadas pelas imagens simbólicas do preconceito étnico e racial, em narrativas da obra artística que retratam os valores do patriarcado. Este artigo examina as imagens da violência simbólica (PROSS, BAITELLO JR. E OLIVEIRA) na obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considerando-se as relações de intertextualidades (KRISTEVA; STAM) e o dialogismo (BAKHTIN) presentes na transposição do texto literário para o audiovisual, no processo de adaptação da obra artística (STAM), trabalhando com categorias da teoria da mídia de Pross, e refletindo sobre a sociologia dos sistemas simbólicos de Bourdieu. Ao fazê-lo, objetivamos compreender os dilemas éticos e estéticos presentes na obra teledramaturgica e na trama do romance, trabalhando com a hipótese de ser Capitu a própria personificação do autor, Machado de Assis. Além disso, analisamos o impacto social da minissérie e as implicações dela decorrentes para a sociedade contemporânea. Da analise abrangente da minissérie Capitu, de seus criadores e as teorias que nos ajudam a compreender a violência simbólica e sua representação como mecanismo de repressão à liberdade das mulheres na sociedade brasileira, sobretudo quando reverberam as múltiplas vozes que povoam a memória do narrador, para constatar como a evocação dos valores do patriarcado estão presentes no imaginário da realidade social brasileira, e sobretudo nas dimensões cultural, ideológica e estética da teledramaturgia contemporânea.

Referência(s)