Artigo Acesso aberto

BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO PARA AS CRIANÇAS DENTRO DAS CRECHES E CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERRINHA-BAHIA

2023; Volume: 8; Issue: especial1 Linguagem: Português

10.59033/cm.v8iespecial1.1196

ISSN

2525-6580

Autores

Adriana Miranda da Silva Calixto,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente relato tem como objetivo demonstrar de forma concisa a relevância da construção e ou estruturação de brinquedoteca como espaço lúdico dentro das creches e centros de educação infantil- CMEI de Serrinha- Bahia. A idealização da brinquedoteca nas creches de Serrinha tem como primazia o desenvolvimento das crianças, a sua interação com o novo, com o brincar, com o se reconhecer, com o se movimentar, pois é com ludicidade que o processo de aprendizagem se concretizará nas crianças. O lúdico tem que ser visto como algo indispensável e fundamental e que deve ser utilizado nas unidades de ensino, aqui destaca-se as creches e centros de educação infantil. Neste viés, a brinquedoteca deve ser vista como um ambiente que auxiliará no desenvolvimento das potencialidades, habilidades e interação das crianças com o seu meio e que é a partir da lúdico que elas passarão a entender a sua importância em cada local e se reconhecerão como indivíduos que obtém de direitos como qualquer outro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX