Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Singularidades do Assessoramento Pedagógico Universitário: o caso da Universidade Federal de São Carlos

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 34; Issue: 67 Linguagem: Português

10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17949

ISSN

1981-8106

Autores

Ester Almeida Helmer, Elaine Cristina Maldonado,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre o assessoramento pedagógico universitário em instituições de Ensino Superior de Argentina, Brasil, Portugal e Uruguai. O objetivo principal do projeto foi sistematizar concepções e práticas de assessoramento em diferentes países, identificando suas singularidades e sincronicidades. Este texto se concentra nos dados obtidos por meio de questionários aplicados a assessores pedagógicos e docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Brasil. Participaram da pesquisa cinco assessores pedagógicos e seis docentes. Os resultados revelam que, embora os assessores reconheçam o impacto positivo de suas atividades na melhoria do ensino e da aprendizagem, sentem-se insatisfeitos em relação ao reconhecimento e à legitimidade do trabalho na comunidade acadêmica e à adesão dos docentes às atividades. Os docentes participantes, em geral, reconhecem a importância das atividades formativas e do assessoramento pedagógico para a melhoria de suas práticas de ensino. Eles valorizam a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, trocar experiências e refletir sobre sua atuação como educadores. Em conclusão, o estudo destaca a importância do assessoramento pedagógico universitário e ressalta a necessidade de maiores reconhecimento e apoio institucional para esse serviço. Os resultados obtidos podem contribuir para divulgação do assessoramento pedagógico, além de subsidiar futuras pesquisas na área.

Referência(s)
Altmetric
PlumX