
A Teoria das Inteligências Múltiplas e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica: uma análise bibliográfica do período 2010-2020
2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 34; Issue: 67 Linguagem: Português
10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17498
ISSN1981-8106
AutoresNicolas Bernardo Matos, Marcelo Zanotello,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste trabalho analisa qualitativa e quantitativamente publicações constantes no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre ensino e aprendizagem a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. A análise se dá por meio de inferências comparativas entre pesquisas atuais e textos-base, revisitando seus conceitos fundamentais. Mediante levantamento bibliográfico, foram identificados 66 artigos publicados entre 2010 e 2020, dos quais aproximadamente 40% relacionados com a Educação Básica, apresentando relatos de intervenções pedagógicas ou reflexões teóricas. Identificou-se a prevalência de estudos sob o panorama das tecnologias da informação e comunicação, bem como uma diferença no estado de desenvolvimento teórico-metodológico no Brasil, que ainda permanece voltado para ações pautadas tanto em interpretações simplificadas da teoria quanto, de forma pontual, em práticas de ensino-aprendizagem. Há manutenção da qualidade referencial e da polarização das publicações em universidades públicas, embora estas últimas apresentem indicadores de redução em vista da expansão do desenvolvimento acadêmico em instituições de ensino superior privadas.
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