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Mediações descolonizadoras biocêntricas para a formação de professores: Mãe Terra, bem viver, comunalidade, horizontalidade-saber

2023; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 34; Issue: 67 Linguagem: Português

10.18675/1981-8106.v34.n.67.s18033

ISSN

1981-8106

Autores

Patrícia Medina Melgarejo, Alba Lucía Rojas Pimienta, María de los Ángeles Damian Jara,

Tópico(s)

Social Skills and Education

Resumo

O presente artigo busca argumentar a necessidade de descolonizar a formação docente, reconhecendo-a como um campo complexo em disputa na área da educação pública, de modo a gerar questionamentos sobre a configuração de saberes, práticas e concepções que impactam a formação a partir da matriz bio/política moderna-colonial que reproduz injustiças sociais e epistêmicas. A proposta deste trabalho passa por potencializar a formação de professores e diferentes profissionais da Educação a partir do repensar de forma crítica e descolonizadora o horizonte filosófico-político do “bem viver” para suscitar a reflexão sobre a historicidade e a presença atuante das formas de pensamento moderno-coloniais que permeiam nossas práticas educativas. A partir de reflexões argumentativas, produto dos projetos de pesquisa que as sustentam em articulação com nossa experiência pedagógica descolonizadora como formadoras de professores no México e na Colômbia, expomos os eixos que servem como mediações político-pedagógicas por meio de dispositivos bioepistêmicos potencialmente descolonizadores na formação de profissionais da Educação e professores, como o bem viver, a comunalidade, a horizontalidade-conhecimento a partir das concepções biocêntricas da Mãe Terra.

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