
O uso dos recursos multimodais no cineclube virtual de educadores
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 22; Issue: 43 Linguagem: Português
10.12957/palimpsesto.2023.61934
ISSN1809-3507
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoDevido à pandemia de COVID-19 e às orientações das autoridades de saúde para o distanciamento social, muitas atividades, em vários âmbitos, foram reconfiguradas e passaram a acontecer virtualmente. O estudo aqui apresentado se constrói a partir de atividades realizadas em um cineclube de educadores na região noroeste da cidade de São Paulo, cuja participação/interação que ocorria presencialmente, foi adaptada para o meio virtual, durante a pandemia. Nesse meio, buscamos compreender, por meio da análise multimodal, como o cineclube virtual contribui para o envolvimento dos participantes. A metodologia foi organizada por meio da análise dos recursos multimodais disponíveis no aplicativo Zoom. Os resultados apontam para a importância da compreensão da composição dos recursos multimodais na transformação de realidades em ambientes educacionais.
Referência(s)