Artigo Acesso aberto

Melhoria da qualidade do atendimento ao paciente traumatizado: um estudo quase-experimental

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.12-111

ISSN

1988-7833

Autores

Narya Maria Gonçalves de Brito, Eliane Santos Cavalcante, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Rodrigo Assis Neves Dantas, Zenewton André da Silva Gama, Víctor Soria‐Aledo,

Tópico(s)

Patient Satisfaction in Healthcare

Resumo

Analisar o efeito de um ciclo de melhoria para aumentar a qualidade do atendimento ao paciente traumatizado. Estudo quase-experimental, antes e depois, baseado em um ciclo de melhoria da qualidade, em um hospital terciário. Definiu-se sete critérios de qualidade relacionados às causas de não adesão ao protocolo de atendimento ao trauma. A intervenção foi planejada após análise das causas do problema e desenhada de forma participativa, usando ferramentas da qualidade. Estimou-se a melhoria a partir da diferença entre as estimativas da conformidade dos critérios antes e depois da intervenção e as não conformidades foram representadas em gráfico de Pareto. Houve diminuição de 60% das não conformidades considerando os sete critérios. Os maiores ganhos se referiram ao registro dos dados do Escore de Trauma Revisado (95%); dados de identificação do paciente e do trauma preenchidos (91%); e atendimento inicial descrito na ficha do Protocolo do Trauma (86%). Percebeu-se aumento de 59% de acionamentos do protocolo. O modelo de ciclo de melhoria e as ferramentas da qualidade proporcionaram uma análise precisa das causas dos problemas e favoreceram medidas efetivas para a melhoria da assistência ao paciente traumatizado.

Referência(s)