Melhoria da qualidade do atendimento ao paciente traumatizado: um estudo quase-experimental
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.12-111
ISSN1988-7833
AutoresNarya Maria Gonçalves de Brito, Eliane Santos Cavalcante, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Rodrigo Assis Neves Dantas, Zenewton André da Silva Gama, Víctor Soria‐Aledo,
Tópico(s)Patient Satisfaction in Healthcare
ResumoAnalisar o efeito de um ciclo de melhoria para aumentar a qualidade do atendimento ao paciente traumatizado. Estudo quase-experimental, antes e depois, baseado em um ciclo de melhoria da qualidade, em um hospital terciário. Definiu-se sete critérios de qualidade relacionados às causas de não adesão ao protocolo de atendimento ao trauma. A intervenção foi planejada após análise das causas do problema e desenhada de forma participativa, usando ferramentas da qualidade. Estimou-se a melhoria a partir da diferença entre as estimativas da conformidade dos critérios antes e depois da intervenção e as não conformidades foram representadas em gráfico de Pareto. Houve diminuição de 60% das não conformidades considerando os sete critérios. Os maiores ganhos se referiram ao registro dos dados do Escore de Trauma Revisado (95%); dados de identificação do paciente e do trauma preenchidos (91%); e atendimento inicial descrito na ficha do Protocolo do Trauma (86%). Percebeu-se aumento de 59% de acionamentos do protocolo. O modelo de ciclo de melhoria e as ferramentas da qualidade proporcionaram uma análise precisa das causas dos problemas e favoreceram medidas efetivas para a melhoria da assistência ao paciente traumatizado.
Referência(s)