Desafios e estratégias de mapeamento de coleções de ensino e pesquisa na UFMG
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Linguagem: Português
10.52192/1984-3917.2023v16n2p310-323
ISSN1984-3917
AutoresVerona Campos Segantini, Letícia Julião, Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez, Beatriz F. Conter Pinheiro, Cláudia Camelo,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEsse relato de experiência tem por objetivo apresentar um projeto piloto desenvolvido com o propósito de mapear acervos que não se encontram sob a guarda de espaços de memória institucionalizados que compõem a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG, mas que, em razão de seu valor científico e cultural, devem ser reconhecidos como de interesse de salvaguarda. A partir da metodologia de mapeamento desenvolvida em outras instituições e projetos de pesquisa, optou-se por dar início ao projeto a partir da Escola de Engenharia da UFMG, inaugurada em 1897. Levou-se em consideração sua longa trajetória, uma expressiva quantidade de departamentos que mobilizam e produzem registros importantes das ações universitárias de pesquisa e ensino. Nesse trabalho que perpassou departamentos e laboratórios, identificamos núcleos de acervos que nos pareceram prioritários. Passou-se à etapa posterior de diagnóstico das proto-coleções, buscando compreender, sobretudo, a constituição desses acervos, vinculações institucionais, intervenções e ações realizadas. Tal diagnóstico nos permitiu compreender que os processos de deslocamento da Escola de Engenharia e um frágil reconhecimento e institucionalização dos acervos provocaram consequências como a ausência ou a perda de informações sobre proveniência e usos dos objetos. O relato ainda destaca a importância de estratégias de extroversão, como exposições, para dar visibilidade aos acervos e promover o reconhecimento e a preservação do patrimônio científico e cultural das universidades. Dessa forma, o projeto serviu de embasamento para discussões e definição de estratégias que acomodam expectativas de resignificação dessas coleções, conferindo-lhes o estatuto de bens patrimoniais que referenciam as memórias e ações da comunidade universitária e da sociedade.
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