Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

REDE DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: AMPLIANDO AS FRONTEIRAS AMAZÔNICA

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26571/reamec.v11i1.16791

ISSN

2318-6674

Autores

Cláudia Regina Flores, Marta Silva dos Santos Gusmão, David Antônio da Costa, Antonio José da Silva,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A presente edição da Revista REAMEC, intitulada "Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: ampliando as fronteiras amazônica", é resultado da colaboração entre UFMA, UFAM e UFSC, iniciada em 2018 no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia. O foco é fortalecer a pesquisa e a pós-graduação na Região Amazônica, abordando temas como Epistemologia, História, Sustentabilidade Ambiental, Formação de Professores e Ensino de Ciências e Matemática. Esta edição especial destaca a importância da rede de pesquisa na metodologia, teoria e emergência de novos objetos de estudo no campo do Ensino de Ciências e Matemática. Contendo 14 artigos, a publicação abrange temas variados, como evasão estudantil, ensino de aritmética, história da Química, evasão nos cursos de Engenharia e a integração da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de Física. Inclui ainda discussões sobre arte contemporânea indígena, percepções de professores, história da matemática em licenciaturas, divulgação científica infantil, usabilidade em ambientes virtuais, métodos pedagógicos para educação inclusiva, arquitetura pedagógica para o ensino de ciências e o ensino matemático para meninas. Este volume evidencia a colaboração acadêmica e o apoio de agências de fomento, especialmente a CAPES, para o avanço da pesquisa educacional na região.

Referência(s)