Artigo Acesso aberto Revisado por pares

AS FERRAMENTAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADE DE USO PARA DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO

2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 12 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v16n12-076

ISSN

1981-223X

Autores

Luiz Marcelo Passos, Claudia Kreuzberg Da Silva, Daniela Ribeiro dos Santos, Jéssica Marinho Medeiros, José Felipe de Souza Pinheiro, Lucelena Maria Fernandes, Monique Bolonha das Neves Meroto, Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo objetiva investigar como uso das ferramentas digitais podem contribuir no processo da gestão escolar. Para tanto, foi analisado uma proposta do uso da plataforma Google Docs na aplicação de um questionário destinado a comunidade escolar como um todo, incluindo-se professores, gestores, alunos, profissionais da escola e comunidade escolar. Descreve-se como as informações podem ser coletadas através da interação e acompanhamento do trabalho da equipe técnico-pedagógica que compõe a gestão escolar. Para tanto, foi construído um questionário com escala likert, abrangendo os seguintes temas: estrutura física, professor, aluno, conteúdo escolar, escola e gestão escolar. A legislação e a literatura que trata da gestão escolar democrática foi apresentada e, ainda, discute-se os princípios que reforçam a necessidade da formação para a cidadania e a escola como um espaço fundamental para sua configuração. A análise do questionário e da literatura sobre o assunto apontam que o uso da ferramenta digital potencializa a comunicação entre os atores que compõem a instituição escolar, contribui para se realizar o diagnóstico e acompanhamento do trabalho educativo e possibilita a democratização da gestão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX