
Impactos do ensino remoto emergencial em um curso de administração na pandemia da COVID-19
2023; UNIVERSIDADE CESUMAR; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17765/2176-9192.2023v25n1e11371
ISSN2176-9192
AutoresDaniel Henrique Dario Capitani, Rodrigo Aparecido Ferreira Gonçalves,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste estudo teve como objetivo avaliar os impactos do ensino remoto emergencial em um curso de graduação em Administração no Brasil, durante a pandemia da COVID-19. Para isso, foram analisados dados gerais sobre matrícula, evasão e desempenho dos alunos nas disciplinas do curso, bem como aplicados questionário e entrevistas com o corpo docente, para identificar a percepção desses com relação ao desempenho dos alunos e processo pedagógico aplicado nas disciplinas ao longo dos anos de 2020 e 2021. Em geral, embora o número de evasão tenha reduzido substancialmente e as aprovações nas disciplinas aumentado, especialmente no ano de 2020, nota-se que o fato decorreu por flexibilização nas regras de progressão da universidade, bem como na forma das avaliações nas disciplinas. Tal fato é corroborado pelo corpo docente, ao apontarem que o engajamento e motivação dos estudantes foi aquém do desejado, mesmo se aplicando diferentes ferramentas pedagógicas e disponibilização de novos recursos tecnológicos para o aprendizado. Ademais, problemas externos, como relacionados ao ambiente de estudo, questões familiares e de saúde mental foram determinantes para reduzir o engajamento dos estudantes. Entende-se, portanto, que houve um prejuízo no aprendizado neste período, com o ensino remoto emergencial sendo útil para suprir parcialmente as necessidades básicas da formação dos estudantes universitários.
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