Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A práxis teatral e suas raízes visuais: Kane, Maeterlinck e o pós-dramático

2023; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 4; Issue: 49 Linguagem: Português

10.5965/1414573104492023e0203

ISSN

2358-6958

Autores

Eduardo Tudella,

Tópico(s)

History, Culture, and Society

Resumo

Discute-se neste artigo prováveis raízes visuais para a praxis teatral. Observei derivações originadas no verbo grego théa, assim como no substantivo theatron, encontrados já na Grécia antiga. Partindo desse contexto, identifiquei elos teóricos com Hans-Thies Lehmann, Peter Szondi e Ewald Hackler. Foram incorporadas à argumentação duas obras da dramaturgia internacional escritas em épocas distintas, a saber: Les Aveugles (1890) e 4.48 Psychosis (2000), cujos autores são respectivamente, Maurice Maeterlinck (1862-1949) e Sarah Kane (1971-1999). Tal abordagem encontrou trechos que revelam aplicação consistente de imagens verbais no corpus dramatúrgico de cada uma dessas obras. Diante disso, sugiro atenção acadêmica para estudos sistematizados da praxis visual no teatro.

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