Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ALFABETIZAÇÃO & HISTÓRIA

2023; Issue: 21 Linguagem: Português

10.47249/rba2023717

ISSN

2446-8584

Autores

Josélia Gomes Neves, José Carlos de Melo,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo deste texto foi analisar na perspectiva histórica uma cartilha de alfabetização para indígenas produzida no século XX pela missão Salesiana. A investigação com enfoque qualitativo em interface com a pesquisa documental possibilitou observar dentre outras questões, que do ponto de vista político, este material simbolizava a entrada indígena para o mundo da escrita conectado aos interesses governamentais (integração) e religiosos (catequização) junto aos povos originários. Exceto pelas poucas grafias em língua materna, bem como imagens relacionadas ao mundo indígena, a cartilha sintética evidencia uma visão unilateral em que predomina as vozes dos Salesianos e do Estado brasileiro. Uma reflexão que pode contribuir para os lacunares estudos da História da Educação Escolar Indígena.

Referência(s)