Rádio Escolar e Letramento: Possibilidades para o quinto ano do ensino fundamental
2023; Volume: 38; Issue: 120 Linguagem: Português
10.21527/2179-1309.2023.120.12235
ISSN2179-1309
AutoresRodrigo Otávio dos Santos, Idiana Faversani Delanhese,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da rádio escolar no ensino de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutimos sobre educomunicação e, posteriormente, acerca da criação de uma rádio escolar. Na sequência, debatemos a questão do desenvolvimento técnico da rádio no ambiente escolar, as questões de leitura, escrita e letramento e, para finalizar, destacamos os benefícios da rádio escolar. Os principais autores utilizados na pesquisa foram: Baltar (2012), Consani (2015), Orozco Gómez (2014), Martín-Barbero (2000), Ausubel (1968), Freinet (1969), Bruner (1964, 1997), Pietri (2009), Freire (2019) e Vygotski (2007, 2008). A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e com os métodos bibliográfico e documental. O principal resultado do estudo é a discussão acerca da possibilidade para a instalação de uma rádio na escola, com a função de melhorar questões de letramento, leitura, interpretação de texto e escrita, entre outras.
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