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Rádio Escolar e Letramento: Possibilidades para o quinto ano do ensino fundamental

2023; Volume: 38; Issue: 120 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2023.120.12235

ISSN

2179-1309

Autores

Rodrigo Otávio dos Santos, Idiana Faversani Delanhese,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca da rádio escolar no ensino de crianças do quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, discutimos sobre educomunicação e, posteriormente, acerca da criação de uma rádio escolar. Na sequência, debatemos a questão do desenvolvimento técnico da rádio no ambiente escolar, as questões de leitura, escrita e letramento e, para finalizar, destacamos os benefícios da rádio escolar. Os principais autores utilizados na pesquisa foram: Baltar (2012), Consani (2015), Orozco Gómez (2014), Martín-Barbero (2000), Ausubel (1968), Freinet (1969), Bruner (1964, 1997), Pietri (2009), Freire (2019) e Vygotski (2007, 2008). A metodologia é de abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e com os métodos bibliográfico e documental. O principal resultado do estudo é a discussão acerca da possibilidade para a instalação de uma rádio na escola, com a função de melhorar questões de letramento, leitura, interpretação de texto e escrita, entre outras.

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