Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Compreensão acerca da educação popular

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/rep-2023-69145

ISSN

1982-7660

Autores

Thaís Farias de Almeida, Ivonaldo Leite,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste trabalho, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado mais ampla. A investigação se situou no âmbito temático das drogas sob a perspectiva da educação popular, tendo como campo empírico o Lar do Garoto, uma unidade socioeducativa localizada no município de Lagoa Seca, Paraíba. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada a partir da realização de observações assistemáticas no Lar do Garoto e por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes da Escola dessa instituição. O material empírico oriundo das entrevistas foi escrutinado conforme os procedimentos da Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Entre outros achados, identificamos que os professores não possuem conhecimento sistematizado a respeito da educação popular, porém, desenvolvem ações que se aproximam de seus postulados. Conclusivamente, destacamos a necessidade do oferecimento de formação continuada aos professores da instituição pesquisada, para que as abordagens da educação popular sejam efetivamente desenvolvidas no referido contexto.

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