Artigo Acesso aberto Revisado por pares

prática educativa durante o ensino remoto na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

2023; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 58; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1984-7726.2023.1.44615

ISSN

1984-7726

Autores

Aline Fonseca Gomes, Etiene Santiago Carneiro, Carla Ferreira Santos Rangel Cruz, Ivonete de Souza Susmickat Aguiar, Milena Bandeira dos Santos Murça,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a prática educativa de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, durante o ensino remoto, com vistas a levantar elementos que auxiliem o exercício da profissão docente, partindo da perspectiva de que a pandemia da COVID-19 exigiu uma revisão das práticas docentes. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva, objetivando levantar informações e elementos que pudessem contribuir com a avaliação das práticas docentes, especialmente àquelas voltadas para o uso das metodologias ativas. A pesquisa permitiu identificar que os desafios da docência foram ainda mais acentuados no período pandêmico, exigindo dos professores inúmeras adaptações para a implantação das atividades pedagógicas não presenciais. Sobre as estratégias utilizadas durante as aulas remotas, observou-se que os professores fizeram uso de metodologias ativas de aprendizagem e das tecnologias da informação em suas práticas, apesar dos desafios apontados no que diz respeito ao acesso eficiente à internet e aos equipamentos e às dificuldades de utilização de tecnologias educacionais digitais. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa demonstrou que as metodologias ativas podem colaborar na melhoria da prática docente na educação profissional e tecnológica, uma vez que contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem, através da compreensão do discente como protagonista do referido processo, engajando-o e motivando-o a buscar o conhecimento de forma a melhor compreender os assuntos a serem abordados nas diversas disciplinas, de uma maneira mais próxima a sua realidade e a conduzir discussões mais amplas, seja através do desenvolvimento de projetos colaborativos entre os docentes e suas respectivas disciplinas, da utilização de jogos e da realização de atividades que possibilitem, por exemplo, o uso de raciocínio lógico ou capacidades analíticas e o desenvolvimento de simulações de práticas, a partir dos objetivos dos cursos.

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