
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO
2023; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.33871/22386084.2023.12.24.117-141
ISSN2238-6084
AutoresSidney Kazuyuki Sato, Marcelo Saparas, Edilaine Buin,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, orienta a adoção da abordagem inglês como língua franca (ILF), rompendo assim com o ensino tradicional do inglês como língua estrangeira (ILE). Por esta nova perspectiva de ensino, aponta-se uma dificuldade de docentes de língua inglesa em como adequar suas aulas sob o viés ILF. Sabendo-se que o livro didático é um meio auxiliar para aulas, os objetivos deste artigo foram mostrar, em livros didáticos importados, indícios que apontem para o ensino de ILF e também as marcas de um ensino tradicional do inglês e algumas considerações sobre o olhar para o professor em formação, visando à construção de um ensino que abrace a diversidade e proporcione um ensino de língua inglesa mais inclusivo.
Referência(s)