PLAYFUL ACTIVITIES IN THE MATHEMATICS TEACHING PROCESS
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i11.12604
ISSN2675-3375
AutoresMarivaldo Silva Santos, Alexandra Moreno Pinho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAs atividades lúdicas são caracterizadas por serem divertidas, interativas e envolventes, permitindo que os alunos aprendam de forma prazerosa e ativa. Elas podem incluir jogos, quebra-cabeças, brincadeiras, desafios e simulações, proporcionando um ambiente de exploração, experimentação e resolução de problemas matemáticos. Ao utilizar atividades lúdicas, os professores podem despertar o interesse dos alunos, superar possíveis bloqueios emocionais e reduzir a ansiedade em relação à disciplina. Além disso, tais estratégias proporcionam um contexto real para a aplicação dos conceitos matemáticos, possibilitando aos alunos a relevância e a utilidade destes conteúdos em suas vidas. As atividades lúdicas, também, promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade, no entanto, é importante ressaltar que estas necessitam ser planejadas e adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios. Os professores desempenham um papel fundamental como mediadores, fornecendo orientação, estimulando a participação ativa dos alunos e promovendo a reflexão sobre os conceitos matemáticos abordados. O presente artigo resulta de uma revisão integrativa sobre a temática em questão, o qual buscou analisar o impacto das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da matemática.
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