
O ENSINO DA TEORIA DOS GRAFOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português
10.56083/rcv3n12-123
ISSN2764-7757
AutoresJamir Alexandre Ferreira Fernandes, Gabriel Eduardo Silva E Silva, Weriton Francisco Torres Farias,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoO presente artigo discute os pressupostos de uma problemática que se discorreu historicamente através das pontes de Konisberg, cujo um matemático conhecido como Euller consegue solucionar tal problema implantando assim a teoria dos grafos. Consequentemente, a análise do texto utiliza essa teoria como um dos recursos alternativos a serem aplicados durante as aulas de geometria com os alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino. Entretanto, nesse processo aplicamos um questionário com objetivo de estimular o raciocínio logico dos alunos mediante a problemática proposta. Contudo, diagnosticamos que a minoria dos alunos acertou o problema proposto pois, nunca tinham ouvido falar de teoria dos grafos que é indubitavelmente a saída do teste proposto. Certamente, este artigo pontua um estudo mais aprofundado das raízes da teoria dos grafos e faz um processo de interlocução com o ensino fundamental.
Referência(s)