Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS INVISIBILIZADAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE RUA NO BRASIL

2023; Volume: 3; Issue: 12 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n12-179

ISSN

2764-7757

Autores

Fernanda Priscila Alves Da Silva, Maurício Matheus Alves De Souza,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar por meio de relato de experiência docente/ discente as práticas educativas e o fazer pedagógico em sala de aula, no território amazônico, as interlocuções entre psicologia e educação tendo como pano de fundo a construção de uma sala de aula engajada (hooks, 2019), comprometida e libertadora (Freire, 2011). Os interlocutores deste artigo são: docente e discente e se encontram atravessados pela atuação em sala de aula. A proposta metodológica e epistemológica, portanto, se configura em um relato de experiência dos sujeitos envolvidos na discussão, e diálogos acerca sobre estudos que tratam das questões relacionadas aos processos educativos e de desenvolvimento de crianças, que são invisibilizadas, e se encontram em situação de rua. Parte importante da metodologia utilizada buscou-se se aproximar de referenciais teóricos que tem tratado da referida temática, desse modo, a metodologia se estabeleceu a partir dos seguintes eixos: primeiro, levantamento de estudos e referenciais teóricos sobre a temática, segundo, discussão em grupo sobre os referidos estudos, e, terceiro, construção de relatos de experiências dos discentes-pesquisadores, professores em formação. Os dados apontam a importância de problematizar no campo da educação e outras áreas estudos que tratem de corpos e vivências historicamente invisibilizados e, a relevância do estudo de psicologia no processo de formação docente, visto que as temáticas apresentadas, principalmente no que tange o desenvolvimento e aprendizagem contribuem para a construção de futuros profissionais engajados e críticos.

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