
Cinema e ensino de matemática: “o homem que viu o infinito” e suas possibilidades para o ensino de matemática em uma escola da rede pública de Macapá-Amapá
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n12-135
ISSN1696-8352
AutoresÍris Costa Da Silva, Claudionor de Oliveira Pastana, Breno Marques da Silva e Silva, Antonio Marcos de Jesus de Souza Pereira, Gerlany de Fátima dos Santos Pereira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo teve por questão norteadora, quais possibilidades o filme “O homem que viu o infinito” pode trazer ao ensino de Matemática? Assim, seu objetivo geral foi compreender as possibilidades que o filme “O homem que viu o infinito” apresenta para o ensino de Matemática. E seus objetivos específicos: identificar no filme em questão aspectos relativos à história da Matemática, mediados pelo Cinema; averiguar no filme, aspectos concernentes à Filosofia da Matemática; apresentar as contribuições da matemática incompreendida do “gênio invisível” para a Matemática moderna. Para tanto, se fez uso da abordagem qualitativa, nos termos de Minayo (2012). O lócus do estudo foi a Escola Estadual General Azevedo Costa, com os alunos de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, no contexto de uma disciplina eletiva ministrada para esses discentes. No decorrer da disciplina, são escolhidos filmes para abordar inúmeros aspectos presentes nas narrativas cinematográficas, visando a exploração de questões relacionadas ao ensino e à história da Matemática, a saber: 1) o contexto histórico que o filme “O homem que viu o infinito” aborda, tratando das relações de colônia e metrópole (trabalhamos em uma perspectiva da decolonialidade); 2) o contexto histórico que trata das questões de guerras (períodos em que grandes gênios da matemática e das ciências “eclodem”, visto que sempre revelam-se grandes avanços nos conhecimentos científicos em períodos de guerra); 3) compreensão dos conhecimentos matemáticos que podem ser abordados a partir do filme em questão (função modular) e, por fim, a compreensão do objeto de estudo da matemáticas, a partir de uma visão filosófica, por fim, fazer breves considerações sobre a BNCC e as suas competências para a área da Matemática. Os resultados evidenciaram que a partir da narrativa trazida no filme quando em analogia com a realidade, denota-se que são necessárias práticas inovadoras para a compreensão de novas formas de aprender e ensinar, a fim de se desconstruir técnicas e métodos de ensino que sejam categoricamente trabalhados há anos.
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