
O gosto amargo da produtividade: análise autoetnográfica de um indivíduo com tdah e sua experiência com trabalho remoto
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/oelv21n12-116
ISSN1696-8352
AutoresStephannie Louyse Dantas De Medeiros, Adolfo Rebouças Soares, Davidson Rogério de Medeiros Florentino, Eric Lucas dos Santos Cabral, João Florêncio da Costa Júnior,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta o foco, o controle de impulsos e a organização. Isso pode prejudicar o desenvolvimento educacional e profissional. Explorar como o trabalho remoto afeta os colaboradores com TDAH é essencial para promover ambientes de trabalho inclusivos. Vale ressaltar que a conexão entre trabalho remoto e TDAH é pouco explorada na pesquisa acadêmica. Este estudo adota uma abordagem autoetnográfica e autobiográfica para investigar o impacto do trabalho remoto em indivíduos com TDAH. O teletrabalho, uma prática organizacional em evolução acelerada pela pandemia de COVID-19, apresenta diversos desafios, como isolamento social, fronteiras pessoais e profissionais difusas, dificuldades na gestão do tempo e sentimentos de alienação. Esses desafios são amplificados para aqueles com TDAH. Nossa pesquisa fornece uma compreensão aprofundada das dificuldades que os indivíduos com TDAH enfrentam durante o trabalho remoto. Também identificamos estratégias práticas para ajudar esses profissionais a superar obstáculos e criar ambientes de trabalho mais inclusivos e produtivos. Embora o trabalho remoto ofereça benefícios, como flexibilidade e economia de custos, também apresenta desafios, incluindo manter o foco, gerenciar o tempo e estabelecer fronteiras claras entre trabalho e vida pessoal. Para indivíduos suscetíveis a distrações e que necessitam de estrutura, o trabalho remoto pode criar tensões adicionais, desafiando a ideia de que o teletrabalho seja inteiramente autônomo e flexível.
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