
Decolonizando-Recolonizando Currículo em Gestão e Contabilidade
2023; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 27; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/1982-7849rac2023230050.por
ISSN1982-7849
AutoresFernanda Filgueiras Sauerbronn, João Paulo Resende de Lima, Alexandre Faria,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoRESUMO Objetivo: o presente estudo objetiva compreender reflexivamente como acadêmicos decoloniais em gestão-contabilidade no Brasil percebem e respondem à agenda de decolonização de currículo criada no Norte no contexto da pandemia supremacista de COVID-19. Marco teórico: abraçamos uma perspectiva decolonizante-recolonizante autocrítica para desafiar a agenda nortista de decolonização do currículo e a radicalização de dinâmicas imperiais Norte/Sul que internalizamos como acadêmicos sulistas privilegiados. Métodos: por meio de uma investigação-ação baseada em reflexividade, engajamos as experiências de acadêmicos decoloniais no Brasil. Resultados: nossas análises revelam aspectos importantes relacionados a dinâmicas de decolonização-recolonização em corpos, contextos e espaços de práticas. Conclusões: iniciativas de decolonização do currículo, no Sul, estão permeadas por dificuldades de desprendimento decolonial teórico que geram tensões nas dimensões pessoal/coletivo e competitivo/solidário, ativismo intelectual/praxeológico, formas de engajamento interno/externo ao ambiente acadêmico, conhecimento em formas extrativistas/não extrativistas, e pluriversalização de conhecimento em produtos acadêmicos/não acadêmicos. Esperamos encorajar educação em gestão-contabilidade que vá além do binarismo Norte-Sul e da agenda nortista de reforma curricular decolonial liderada pelo sistema eurocêntrico de escolas de negócios da universidade neoliberal contrarrevolucionária.
Referência(s)